Betel vf2018_comfortaa_G.png

Avaliação por Competências

Nosso Assessment combina uma visão externa e imparcial de um consultor técnico especialista em entrevista por competência com a aplicação de instrumentos de diagnóstico como o Big Five Brasil ou o Método Birkman, que são capazes de mapear inúmeras características de personalidade que certamente influenciarão não apenas comportamentos, mas as motivações dos profissionais, ajudando a compreender seu potencial e identificar eventuais situações desafiadoras de acordo com o perfil da pessoa avaliada.

 

Avaliação_Lupa.png
Técnica S.T.A.R.

A entrevista por competências tem a finalidade de averiguar o grau de aderência do profissional em relação às competências organizacionais desejadas e qual o nível de desenvolvimento da pessoa.

 

A técnica S.T.A.R. utilizada se baseia no princípio de que “experiências passadas predizem ações futuras”. Consiste em direcionar perguntas visando a compreensão de situações vivenciadas pelo profissional em um contexto compreensível, de modo que se consiga entender o nível de complexidade da tarefa, as ações tomadas e, por fim, os resultados atingidos com as ações conforme quadro explicativo.

Técnica Star.png

Método Birkman

O Birkman é uma avaliação multidimensional, que permite enxergar a dinâmica de comportamentos de um indivíduo em situações nas quais suas necessidades são atendidas e naquelas nas quais isso não ocorre. 

Birkman_Grid.png

O Comportamento Usual é o comportamento socialmente aprendido, que pode ser visto pelas outras pessoas como a forma natural de se relacionar com o mundo. São os pontos fortes do profissional, ou em outras palavras, é o como ele entrega suas competências comportamentais quando motivado.

 

As Necessidades são necessidades implícitas raramente vistas pelas outras pessoas, mas que esclarecem as necessidades motivacionais, indicam o ambiente preferido e, muitas vezes, revela pontos fortes interiores.

 

O Comportamento sob Tensão é o comportamento contraproducente, frustrado, que é fácil de observar. É uma resposta natural – embora a pessoa às vezes não se de conta –quando as Necessidades Subjacentes não são atendidas num período prolongado de tempo. Pode ser visto por outras pessoas como defensivo, reativo, desconfortável e dispendioso. Possíveis armadilhas comportamentais, que poderão impactar os resultados.

 

As Áreas de Interesse indicam o que um indivíduo prefere fazer e como prefere direcionar suas energias. São medidas em 10 escalas que se correlacionam muito bem em mais de 160 papéis ocupacionais e carreiras.

 

Gerenciamento de Carreira que revela o grau de compatibilidade do profissional em relação a diferentes cargos e carreiras. Quanto maior a similaridade, maior a probabilidade do profissional ser bem sucedido no ramo de atuação. Também revela o estilo de liderança com o qual o profissional tem maiores chances de sucesso.

 

O Foco Organizacional oferece informações sobre a orientação do indivíduo em relação ao trabalho e sua aptidão. Identifica o enfoque natural para a resolução de problemas e o método utilizado para se envolver e influenciar pessoas.

 

Big Five Brasil

O neurocientista Gary Marcus nos apresenta uma metáfora incrível que nos permite compreender a importância do autoconhecimento e entendimento de como nossas características de personalidade podem impactar nosso sucesso como pessoa nas mais diferentes áreas da vida, incluindo em nossa carreira: 
 

“O cérebro é como um livro, cujo primeiro rascunho é escrito pelos genes humanos durante o desenvolvimento fetal. Nenhum capítulo está completo no nascimento, e alguns são apenas contornos grosseiros e esperam ser preenchidos durante a infância. E também não há um único capítulo – seja sobre sexualidade, idioma, preferências alimentares ou moralidade que seja feito de páginas em branco nas quais uma sociedade possa inscrever qualquer conjunto concebível de palavras.”

 

Atuar em conformidade com nossos pontos fortes naturais, certamente demandará menos esforço. Compreender cada tipo de personalidade nos permite concentrar esforços no desenvolvimento de todo nosso potencial, o que vai trazer aumento de produtividade e maior satisfação profissional no trabalho. 

 

O BIG FIVE BRASIL traz 5 traços e seus 20 subtraços de personalidade, em uma escala de contínuo, com infinitas combinações. Vale ressaltar que o modelo dos Cinco Fatores de Personalidade é a teoria para estudos de personalidade com maior fundamentação científica, amplamente utilizada em todo mundo por psicólogos, neurocientistas e pesquisadores. 


 

Escalas e ubescalas
BigFive.jpg